domingo, 14 de abril de 2013

A VIDA DE JACÓ


            

              Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça. 2 Coríntios 9.10

            Quando meditava nesse versículo Deus me trouxe em mente a vida de Jacó.
Quando Jacó parte pra Padã-Arã,a Palavra de Deus diz que ele leva consigo, um cajado e um odre de azeite .Mas Jacó não levou somente isso. Naquela época era de costume do povo hebreu, se um familiar fosse fazer alguma viagem, atravessar pelo deserto, como eram longas as caminhadas eles colocavam alguns pães em um alforje, água em um odre, e os entregava ao viajante para que ele levasse consigo em sua viagem, e não viesse a padecer de fome e nem de cede no deserto. Abraão fez desta mesma forma com Agar e Ismael seu filho em Gn 21.14.Isso também tinha outro significado muito importante. Na solidão do deserto, nos momentos mais difíceis, quem passava pelo deserto não se sentiria só, pois quando olhasse para o alforje e para o odre, lembraria de quem os entregou, e saberia que, de certa forma quem os entregou estaria presente, mesmo que não fosse pessoalmente mas representado naqueles dois objetos.
            Levanta a sua mão pra receber a primeira de hoje!
            Deus esta falando com você. Esse deserto a qual você esta passando, não é pra sua morte, mas sim pra que o nome de Deus seja glorificado através da sua vida. Você não vai morrer de fome e nem de cede nesse deserto. Jesus diz: Eu sou o Pão da vida Aquele que prove pro corpo e também pro espirito. E diz também, se você beber de qualquer água por ai, você terá sede, mas quem beber da água que eu der, esse nunca mais terá cede. Ainda que Deus não impeça que você passe pelo deserto, Ele próprio passa junto com você, não simbolizado em algum objeto, mas com Sua própria presença.
            Os pães, e a água, simbolizam a providencia Divina. E é pra agora, pra hoje, foram entregues a Jacó, antes que ele passasse pelo deserto. Isso quer dizer que não importa o deserto que você esta passando, não importa sua dificuldade, se financeira ou sentimental, não importa a sua necessidade. Antes que Deus permitisse que você passasse por isso, Deus já havia entrado com a providencia necessária, a solução do seu problema Deus já preparou antes mesmo que o problema viesse a surgir na tua vida.
            O azeite representa a precaução, era para se precaver futuramente, quando viesse faltar o pão e a água. o azeite sempre foi muito valioso, nas travessias pelo deserto, quando acabasse o pão e a água, usava-se o azeite para a compra de alimentos e vestes.
            Era usado também pra outras situações. Quando se atravessava um deserto, mesmo com o rosto em partes coberto, a poeira costumava obstruir as narinas e a garganta, dificultando a respiração. Uma vez a respiração pesada, resultava no cansaço dificultando a caminhada, então era normal que se passasse azeite na parte superior do nariz, ajudando desobstruir as vias aéreas. Era comum também que se passasse azeite nos lábios. No deserto a noite, o frio era intenso, e o azeite era passado nos lábios, para não ressecar e rachar.
            O crente tem que passar pelo deserto de boca fechada, que é pra não comer poeira. Se for abrir a boca, abra a boca pra glorificar. O povo de Israel quando atravessava pelo deserto a bíblia diz que o caminho era de 40 dias, como o povo murmurou aquele caminho de 40 dias durou 40 anos, o povo padeceu e não chegou na terra prometida, os únicos que pisaram naquelas terras foram Josué e Calebe que não murmuraram. Deus esta derramando azeite nas tuas narinas, Deus esta te dando um folego no[vo, pra que você não venha parar pelo caminho, mais sim continuar ]firme na tua caminhada, talvez nesta tua passagem pelo deserto o frio da noite tenha ressecado os teus lábios te impedindo de adorar, Deus já esta derramando Seu azeite, que é pra você glorificar o nome do Senhor que é o nome acima de todos os nomes.
            Agora a bíblia diz que Jacó já havia passado por Berseba, Berseba já havia ficado pra trás, o nome Berseba em hebraico quer dizer poço do juramento. O pão e a água haviam se consumido, Jacó já não tinha mais onde encontrar recursos, ele precisava encontrar algum lugar onde pudesse passar a noite, descansar, recuperar suas energias, pra tentar ao amanhecer encontrar alguém um mercador e trocar o seu azeite por alimento e dar continuidade na sua caminhada. Nessa hora quando parecia não ter mais jeito, já cansado, sem forças ele encontra na sua frente uma cidade, o nome da cidade era Luz.
            Não pare de caminhar, ainda que as situações pareçam adversas. Deus não desistiu de você, não importa o que as pessoas estão dizendo, não importa o que satanás esta dizendo, continue, não pare! Ainda que pareça que a misericórdia de Deus já se findou  na tua vida, ficou lá pra traz. A Palavra de Deus diz: Que as misericórdias do Senhor na tua vida se renova a cada manhã. Lm 3.22,23.Ainda que tenha perdido todas as suas forças, o frio e a escuridão do deserto pareçam não mais ter fim, você vai olhar pra frente e vai enxergar a Luz, sua Luz chama-se Jesus Cristo, Ele é a sua força..
Quando Jacó entra na cidade a Palavra de Deus diz que ele encontra uma pedra, uma pedra áspera, nunca trabalhada por mãos de homens, que sempre esteve ali, talvez muitos viajantes que por ali passaram nem a tivessem notado, para outros, ela pode ter servido de tropeço, ou até mesmo de encosto para descansarem nela. Jacó pega aquela pedra, coloca ela como travesseiro e cai no sono. Em sonhos Deus aparece a Jacó em forma de anjo.
            Na manhã seguinte Jacó se levanta, olha pra pedra, e naquela pedra ele vê a vida dele, e agora Jacó numa revelação Divina é usado por Deus, ele pega a pedra a coloca de pé, e diz: à partir de hoje, você não será mais uma pedra, à partir de hoje você será um altar do Senhor, Jacó faz dela um altar, pega o azeite e derrama, não um pouco, nem a metade, mas todo o azeite sobre ela.
            Sabe o que Deus esta dizendo?
            Aquela pedra, era a minha e a sua vida, ela representa eu e você. Durante muito tempo nós estivemos parados no meio do caminho, caídos, muitos passavam por nós e nem nos notavam, fomos obstáculos para muitos, servimos de tropeço para muita gente. Para outros, servimos de escora, muitas pessoas se encostaram em nós, se debruçaram em nós, nos impedindo de crescer, mas crescendo as nossas custas. Até que um dia Deus entrou no deserto de nossas vidas e nos encontrou, a primeira coisa que Deus fez, nos colocou de pé, e hoje Ele diz: à partir de agora você não será mais pedra, à partir de agora você não servira mais de tropeço pra vida de ninguém, à partir de hoje faço de você o meu altar, você será altar do Senhor, todo aquele que passar por você não passara mais despercebido, mas ao olhar pra você, percebera, que Eu sou teu Deus, e Eu sou na tua vida. Aquele que te viu caído vai te ver lá em cima, porque Eu o Senhor te coloco de pé e derramo a minha unção sobre a tua vida.
            Sabe como era aquela pedra? uma pedra bruta. Do jeito que Jacó a pegou , ele fez o altar, Jacó não trabalhou ela. A pedra que foi feito o altar não poderia ser trabalhada. Sabe porque? Nós temos que ser originais, o crente não pode usar mascaras, querer ser liso, moldado, ser trabalhado por fora, e por dentro continuar sendo áspero. O homem jamais conseguira moldar-se a si mesmo, quem vai te transformar é o Espirito Santo de Deus, de lugar pra Ele começar a trabalhar na tua vida..
            A bíblia não nos relata quem deu a Jacó o azeite, o pão e a água. Não fala se foi Rebeca, Isaque ou alguma outra pessoa. Sabe quem deu a Jacó? foi Deus. A pessoa que entregou a Jacó, foi só um canal de benção usado por Deus. Não importa quem Deus vai usar. Oque importa é que por esses dias Deus vai colocar pessoas no teu caminho pra te abençoar. Mas elas serão somente canais, a honra deve ser dada a Deus.
            Como diz o versículo que lemos no inicio. Deus da a semente e também da o pão. O pão na vida de Jacó era o alforje de pão e o odre de água, eram a provisão Divina. A semente na vida de Jacó era o azeite, que era a precaução. O pão é pra comer agora, pra hoje a semente era pra semear e não faltar no futuro. Você planta uma arvore, a arvore da seus frutos, o fruto é o pão, é pra comer, já a semente não, não se come a semente. A semente deve voltar pra terra pra que nasça outra arvore e de mais frutos, os frutos que der você come e a semente novamente volta pra terra. O pão e a água eram pra Jacó consumir, o azeite não. O azeite foi dado a ele pra se precaver futuramente.
            Quando Jacó entra na cidade Luz, seus pães e a sua água já haviam se consumido. Jacó precisava somente encontrar algum mercador e trocar seu azeite por alimento. Mas Jacó sabia que isso só poderia ser feito uma única vez. Depois ele comeria o pão, beberia a água e quando acabasse novamente, ele não teria mais de onde tirar seus suprimentos. É nesse momento que Jacó toma uma das, ou a principal atitude da sua vida. Ele pega tudo de mais valioso que ele possui, o azeite, e derrama no altar do Senhor. E faz um voto com o Senhor. Jacó diz: Gn 28.20,22b "Se o Senhor for comigo e me guardar e me der pão e vestes, o Senhor será o meu Deus...e tudo quanto me concederes eu te darei o dízimo."
            Você tem dado o seu melhor ao Senhor?
            Depois desta atitude de Jacó. Jacó chega a casa de seu tio Labão e sai, alguns anos depois, muito mais rico do que seu tio.
            No proposito que Jacó fez com o Senhor. Tudo quanto Deus dava a Jacó ele devolvia os 10% a Deus, por isso ele foi bem sucedido. Costumo dizer que não somos nós que damos 10% a Deus, mais Ele quem nos da 90%, a bíblia não nos manda dar 10% ao Senhor, ela manda devolver, se manda devolver é porque não é nosso, é Dele pois é através do Senhor que conquistamos todas as coisas. O dízimo é semente. Deus te da a semente e também te da o pão. Os 90% são pães, são pra você comer agora, porem os 10% são sementes são de Deus, deve voltar pra Deus. Você não pode comer da semente, se não você não semeara, e se você não semear, futuramente não colhera. As ofertas também são sementes, você semeia agora pra colher depois, quando colher futuramente tira novamente os 10% que são sementes, semeia novamente pra colher depois, e pode comer de novo os 90% que é pão. Fazendo desta forma o pão nunca faltara na tua mesa e a semente nunca acabara.



                                                                                              Claudio Jesus

2 comentários: